A Romaria da Penha 2019 acontece na noite deste sábado (23), em João Pessoa. A carreata que dá início ao cortejo conduz a imagem até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes a partir 17h e sai às 22h em direção ao Santuário da Penha. Este ano, o percurso contará com esquema de segurança com aproximadamente 1.500 homens e mulheres da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e de outros órgãos.
Com o tema “Senhora da Penha, roga por teus filhos e filhas para que sejamos missionários da alegria e da paz”, a 256° Romaria de Nossa Senhora terá uma novidade: além da tradicional missa após a procissão, no início da manhã do domingo, haverá uma às 10h, que também contará com a imagem da santa. A previsão da Arquidiocese é que 500 mil fiéis compareçam.
Para a segurança, a Polícia Militar montou um esquema especial com 829 policiais militares e 108 viaturas atuando ao longo do trajeto e no entorno dele. A movimentação dos participantes será monitorada por câmeras e a corporação também usará drones para auxiliar o trabalho dos policiais. Paralelamente ao policiamento na Romaria, a PM já montou um planejamento para reforçar a segurança na orla da capital no mesmo dia, com mais de 60 policiais.
Além da PM, a Polícia Civil vai garantir reforço com plantão na 9ª Delegacia Distrital, no bairro de Mangabeira, que será responsável por todos os procedimentos ocorridos durante o evento. Além disso, estarão funcionando normalmente o plantão da Central de Polícia, no bairro do Geisel, para procedimentos em geral e a 12ª Delegacia Distrital, em Manaíra, para registro de Boletim de Ocorrência (BO).
O Corpo de Bombeiros Militar também estará presente na Romaria da Penha com 238 homens e mulheres, 28 viaturas, 13 postos operacionais e dois postos de guarda-vidas, uma embarcação e sistema de monitoramento com drone, para atuar no combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, buscas e salvamentos, além de prevenções aquáticas e vistorias técnicas.
A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa irá trabalhar de maneira integrada com os órgãos de Segurança, com a presença de um efetivo de 120 agentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará com um efetivo de 30 policiais e quatro viaturas, garantindo a segurança viária na BR-230 e nas alças do viaduto da Universidade Federal da Paraíba, atuando de maneira integrada com a Semob no fechamento e liberação das alças e evitando o acúmulo de pessoas na parte superior do viaduto.
Já o Samu contará com 12 profissionais atuando exclusivamente no percurso da romaria. Durante a carreata, o poder Judiciário será outra instituição a participar do evento, com 30 pessoas responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes.